Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Americanos testam veículo hipersônico

Em algum momento na tarde desta quinta-feira, 11/08/2011, os Estados Unidos testarão sobre o oceano Pacífico o veículo voador HTV-2 (Hypersonic Technology Vehicle 2), também conhecido como Falcon.
Trata-se de um projeto da DARPA, sigla em inglês para Defense Advanced Research Projects Agency, a agência federal americana criada em 1958 para criar projetos tecnológicos com fins militares. Um ano antes, os soviéticos haviam lançado o Sputinik, o primeiro satélite construído pelo homem e colocado no espaço com sucesso o que estimulou de vez o ímpeto americano à corrida espacial.
Embora desenvolva projetos para aplicações militares, os produtos finais desse desenvolvimento acabam tendo amplo uso civil como foi com a ARPANET, a rede interna de comunicação militar que se converteu na popular internet.
O Falcon será lançado da Base Aérea de Vandenberg na Califórnia e sobrevoará o oceano Pacífico alcançando a velocidade de Mach 20 (20.900,00 KM/h), enquanto experimenta temperaturas de 2.000C em sua estrutura de carbono.
O Falcon é parte de um projeto americano que visa ter um veículo aéreo de rápido alcance que permita atingir em 60 minutos qualquer ponto na Terra a partir dos Estados Unidos. No futuro, quando versões civis do Falcon estiverem operando trajetos comerciais, será possível sair de São Paulo de manhã, duas horas depois jantar em Tóquio e voar para almoçar em Nova York! Ah, o lanche da tarde será no retorno a São Paulo, a não ser que se queira tomar um drinque em alguma praia do Tahiti. Tudo isso no intervalo de míseras 6 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário